Quando você fizer o teste oficial do TOEIC , você receberá uma cópia de sua pontuação. Os resultados vêm do ETS (com sede em Nova Jersey, EUA), mas você pode recebê-lo através de seu empregador ou escola. O tempo necessário para obter uma pontuação para o teste padrão compreensão auditiva e Leitura (Listening e Reading) varia por se tratar de um teste em papel. Se você fizer o teste opcional de oralidade e escrita ( Speaking and Writing), você terá seu resultado em 3-4 semanas. Se realizado no computador receberá mais rápido.

Seu resultado de qualquer um dos testes é válido por 2 anos no máximo. Não possui maior validade que o resultado de suas habilidades conforme elas melhoram ou possivelmente declinam.  Não há nenhum limite de tempo para a realização do teste, mas você pode fazer o teste novamente caso sua pontuação não seja tão alta quanto você esperava. Também não há  limite de quantas vezes você pode fazer o TOEIC.
Então, como o TOEIC é calculado ? As seções de exercícios de compreensão auditiva e de oralidade são pontuadas separadamente. Todas as perguntas valem um ponto. Há 100 questões em cada uma das seções de leitura e compreensão auditiva, contudo a pontuação máxima para cada um é de 495. Se você tira 0 de 100, você receberá um 5 quando ele é dimensionado. Como isso é possível? ETS usa uma certa “mágica” (que é mantida em segredo) para dimensionar a pontuação. Sua contagem total é a soma das notas dimensionadas de compreensão auditiva e leitura. O intervalo é de 10-990.

Quando você recebe o seu relatório com sua pontuação, você também recebe um certificado que pode ser uma das 5 cores possíveis, dependendo da cor que estiver a sua contagem de escala combinada para compreensão auditiva e leitura. A cor e as pontuações correspondentes são laranja (10-215), marrom (220-465), verde (470-725), azul (730-855) ou dourado (860-990). Geralmente, uma escala de pontuação igual ou superior a 800 é considerada avançado- proficiência, 600-700 é intermediário-superior, 400-600 é intermediário e menos de 400 significa a proficiência de um iniciante.

O relatório com pontuação contém também outros detalhes. A mais valiosa destes é a seção de descrição de pontuação. Ele fornece informações detalhadas sobre seus pontos fortes e fracos, com base na sua pontuação. Você pode ler os detalhes aqui. Há também uma classificação percentual dada. O valor de classificação percentual indica a percentagem de pessoas que realizam o TOEIC, de um período de 3 anos anteriores, que obtiveram pontuação abaixo da sua. A última seção é a seção de habilidades medidas. Existem 4 categorias de Listening (comprensão auditiva) e 5 categorias para leitura. Este dados mostram a porcentagem de perguntas corretamente respondidas para cada uma dessas categorias. Se você fez o teste em uma empresa, a empresa obtém todas as informações de pontuação do ETS. O relatório de pontuação que você receber da empresa pode não incluir todos esses detalhes, dependendo da política da empresa.

O teste opcional que mede a oralidade (speaking) e escrita é pontuado de forma diferente. Cada seção tem uma pontuação dimensionada de 0-200, que é uma conversão da soma dos valores de que você obtêm para cada pergunta. O valor das questões varia nas seções de oralidade e escrita. Na oralidade, as perguntas 1-9 tem um valor máximo de 3 enquanto as perguntas 10 e 11 têm um valor máximo de 5. Na escrita, as perguntas 1-5 tem um valor máximo de 3, para  as perguntas 6-7 é 4 e para a pergunta 8 é 5. Você não pode tirar menos de 0, em nenhuma questão.

Além da pontuação, você também terá um nível de proficiência mensurado. A seção de oralidade tem 8 níveis e a escrita 9. Esta é a seção de descrição de pontuação no teste TOEIC padrão. Você pode ler sobre os pontos fortes e fracos atribuídos à cada nível de proficiência aqui.

Milhares de empresas e instituições utilizam o  TOEIC para medir as habilidades de inglês de seus funcionários, pois os resultados são confiáveis. Os testes são marcados por niveladores ETS rigorosamente treinados seguindo regras rígidas para garantir sua consistência. Isso garante resultados justos, confiáveis e consistentes ano após ano. É por isso que o  TOEIC é solicitado em todo o mundo há 30 anos.
Que pontuação você almeja? A mais elevada possível, claro. A empresa ou instituição para qual você está se candidatando deve ser capaz de dizer qual é a pontuação mínima aceitável. Uma nota  de pelo menos 600  geralmente é necessária se você vai trabalhar no exterior onde o inglês é a língua principal.

Baixe agora!
Foto de perfil de Wilson C. Monteiro

Wilson C. Monteiro

Ver todos os posts

Adicionar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta nossa Fanpage

BAIXE GRÁTIS

  • coversmall.png